Artusi Restaurante – Chef Klaus Pahl

Com tristeza recebemos a notícia da saída do Chef Klaus Pahl do restaurante Artusi.
Com certeza as palavras que tecemos sobre o local vão com ele e só nos resta torcer para que a casa consiga manter a mesma qualidade que por lá provamos quando comandado por esse grande Chef.

Artusi restaurante Chef Klaus PahlVou aproveitar a deixa dada pelo próprio Klaus Pahl, Chef do mais novo restaurante de Florianópolis – Artusi -, e todo o siricutico que vem rolando em torno desse lugar, para começar o post com uma pergunta: O que é alta gastronomia?

Fiz uma pequena pesquisa no tio Google e nem ele foi capaz de me ajudar nessa resposta. Desse modo, em se tratando do meu blog e, portanto, da minha opinião, creio que não há problema em colocar aqui o que penso ser esse perigoso termo.

Quando eu era criança e minha mãe organizava minhas festas de aniversário – a quem não sabe, AMO aniversário; o meu particularmente -, alta gastronomia era ter o bolo recheado com morangos que ela fazia. Ainda criança, quando meu pai estava em suas corriqueiras viagens de trabalho, alta gastronomia era poder pedir o xis da esquina, com muito milho, ervilha e maionese de potão. Na adolescência, alta gastronomia era o bolo de chocolate da Tata, empregada de meus amigos que dividiam uma república, que só o fazia quando estava de bom humor e, mesmo assim, sempre queimava a parte de baixo. Já na faculdade e em outra cidade, alta gastronomia era comer no shopping ao lado da UFSC, pois a regra era o RU. Em minha primeira viagem internacional com as amigas, alta gastronomia era pedir um bife de chorizo em um restaurante em Palermo. Há cerca de 4 anos, alta gastronomia era ter um Chef cozinhando na minha casa. Há cerca de 2, alta gastronomia era entrar em um restaurante de São Paulo cujo Chef lambia os dedos. Há cerca de 1, alta gastronomia era ter uma orgia gastronômica com o melhor Chef de Floripa.

Desculpem a descrição demasiadamente longa, mas queria enfatizar um ponto: meu requinte (digamos assim) gastronômico mudou com o passar dos anos. Como tudo na vida, comer também é um aprendizado que, aliás, raramente admite retrocessos. Porém, alta gastronomia sempre foi, para mim, sinônimo de bem comer e prazer em fazê-lo. E, mais do que nunca, a qualidade dos ingredientes é o ponto crucial.

O preço do prato, com toda certeza, não está aqui incluído. E assim não deveria ser para ninguém. Preço alto nunca foi sinônimo de qualidade. Preço justo, sim. Mais do que certo que se pague o adequado por um produto bem elaborado. Uma forma, até, de respeito ao profissional envolvido. Mas preço alto, por si só, não garante a alta gastronomia, ao menos não a minha.

Artusi restaurante Chef Klaus Pahl

E o que tudo isso, afinal, tem a ver com o Artusi Restaurante? Tudo.

Para quem não sabe ou não se recorda, o local onde aberto já foi espaço de outros tantos do gênero alimentício. Não vou questionar aqui as razões para terem fechado suas portas, até porque as desconheço. Eram, por certo, restaurantes de alta gastronomia, no sentido lato do termo. Mas, se não me falha a memória – e peço perdão antecipado se cometo aqui algum equívoco -, tinham o preço elevado inserido no conceito. Se justo ou não, igualmente desconheço, já que infelizmente não tive a oportunidade de visitá-los. Contudo, não se pode negar que tal fato influenciou de algum modo o fechamento de suas portas.

Tendo o Artusi eleito o mesmo endereço, pesa sobre ele o estigma da cabeça de boi enterrada naquele terreno. E evitar o preço elevado seria uma boa ideia, até como aprendizado em relação aos anteriores. Mas não é essa a razão pela qual o Chef Klaus Pahl decidiu fazer um cardápio com preço justo. Assim como eu – e ouso dessa forma afirmar, embora pouco o conheça -, compartilha o entendimento de que alta gastronomia pode ser encontrada até em uma barraca de shawarma, se prezada a qualidade dos produtos servidos.

Foi isso que extraí do maravilhoso jantar oferecido à imprensa na semana passada. Comida honesta – ou o termo que melhor lhe aprouver -, sem frescura, sem flores decorando o prato ou ingredientes franceses dificílimos de serem encontrados por aqui. Não que tais itens sejam ruins. Há quem os tenha como definidores da alta gastronomia. A minha, contudo, passa longe disso. Ou melhor, não precisa disso.

Artusi restaurante Chef Klaus Pahl

Não há nada que supere o frescor e qualidade de um bom produto local, produzido artesanalmente ou não, mas com o mínimo de processamento e reduzido número de atravessadores. A gastronomia, alta ou não, tem caminhado nessa direção, ao que me parece. E corretamente, ouso opinar.

Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl

Posso dizer, com todo respeito, que não comi naquela noite nenhum ingrediente caro ou considerado requintado. Nem por isso posso negar a qualidade de tudo o que foi servido, desde a entrada até a sobremesa. Daquelas refeições em que cada garfada te fazem ter certeza de que a ignorância é uma benção, pois voltar ao restaurante por quilo no dia seguinte não será nada fácil.

Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl

Eu já vi Chefs como o Klaus, aqui em Floripa inclusive. Dois foram citados indiretamente no início do post. Nenhum deles pode ser uma unanimidade em se tratando de alta gastronomia, mas são na minha. E todos cobram apenas o justo por seus pratos. São pessoas que me inspiram, pois ultrapassam os limites do simples cozinhar. E isso não é para qualquer um. Talvez seja dom, se você acredita nisso, ou respeito pelo trabalho, como eu entendo que é.

Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl

Por isso, aos que estão receosos de se assustarem com a conta se forem conhecer a nova casa, já deixo claro que tal não ocorrerá. Enfatizo essa questão pois o siricutico principal sobre ela repousa nesse particular. O ambiente pode denotar o contrário, mas bom gosto não precisa de alto custo, que o diga o meu outro blog. O mesmo com relação às porções, já que ouvi do próprio Chef que não quer ver ninguém saindo de lá com fome ou precisando pedir um cachorro-quente na esquina para encerrar a noite.

Sucesso ao empreendimento e ao Chef Klaus. Que seja possível manter essa alta gastronomia nos moldes que eu defino como os melhores.

PS: achei desnecessário descrever os pratos. As fotos falam por si e, se não for o caso, cabe a cada um ir até o local e descobrir o que lhes aguarda. Eu tive uma experiência gastronômica e isso prescinde de descrição pormenorizada de ingredientes. Aliás, os ultrapassa.

PS2: gostei tanto das fotos que bati que resolvi postar as demais tiradas, ainda que do mesmo prato.

Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl Artusi restaurante Chef Klaus Pahl

Deixe um comentário

