Chef Table: jantando em casa em grande estilo

Chef Table 11Primeiro eu vi algumas fotos, no Instagram, dos amigos Nando e Bruno, de pratos que me fizeram ter fome mesmo após já ter jantado naquele dia. Depois chegou o convite, por meio da amiga Araceli, de conhecer essa culinária tão encantadora. Não nego que o termo gastronomia molecular me assustou um pouco, muito embora já tivesse visto fotos dos pratos. A linha ascendente italiana em meu DNA pede sempre pratos fartos e comida em seu termo mais stricto, daquela que enche o buchinho e você sabe exatamente o que está comendo.

Mas o convite partia de uma pessoa que entende dos paranauê e, por isso, tive confiança que a noite não corria risco de ser um desastre. E com certeza não foi.

Chef Table 9Comandado pelo brasileiro Pablo Mendes Boeira e pelo espanhol Javier Carabe, o Chef Table consiste em um serviço exclusivo e personalizado de gastronomia, prestado diretamente na casa dos clientes. O menu, no dia, era composto de três entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, variando os pratos e o preço conforme o interesse dos clientes.

Chef Table 10

Primeira entrada: semi esfera de patê, catuaba doce, torrada de kikos e cogumelos rosados.

Cheguei no local sem saber o que seria servido, mas logo o cardápio já nos foi apresentado. Se na simples leitura dos ingredientes já era possível antever o que nos esperava, com a apresentação impecável e os sabores perfeitamente combinados ratifiquei a impressão que tive quando vi as primeiras fotos. A culinária molecular estava ali, desconstruindo diversos pratos, mas garantindo o sabor de cada ingrediente e dando a certeza de que, mesmo de outra forma, estava-se comendo o gnocchi e o ovo, por exemplo.

Chef Table 6Se na primeira entrada eu já quebrei parte de meus preconceitos com a culinária molecular, o segundo deixou claro para que se prestava essa brincadeira naquela noite. A sopa fria de amêndoas e goiabada com salmão curado foi eleita, sem discussão entre os presentes, o melhor prato. Bastou uma simples colherada para sua coroação. A mistura do salgado com o doce estava perfeita e ouso dizer que até os que viram o nariz para essa combinação iriam aprovar o resultado.

Chef Table 7Quando li no cardápio Pensando em Carbonara… gnocchi de mandioquinha, espuma quente de bacon e gema com tapioca não imaginava o prato que me seria apresentado. Se as texturas não se aproximavam das que esperaríamos para um gnocchi tradicional, os sabores estavam todos ali e o carbonara foi facilmente percebido.

Chef Table 4 Chef Table 5Chef Table 3O Bacalhau confit com batata quebrada, creme de pil-pil e maionese de manjericão e a Fraldinha assada com pisto de verduras e emulsão defumada fecharam os pratos salgados em grande estilo. Além da carne no ponto certo, um quase ratatouille e uma batata que parecia ter sido envolta no carvão – não no sabor, mas no aspecto, pois nada de queimado havia ali – deixou todos questionando quais os ingredientes secretos ali inseridos.

Chef Table 2Para encerrar a noite, um coulant de maçã, baunilha e vinho tinto. Logo em seguida o Chef Pablo chegava com um creme de baunilha, para jogar por cima da sobremesa, que eu não fotografei porque estava com a boca aberta pedindo para ele colocar diretamente nela, tão gostoso que estava (sem brincadeira).

Para quem está interessado em contratar a equipe, é possível contactá-los por telefone [(48) 9685-8112 e 9920-9605], por e-mail (ct.eventosgourmet@gmail.com) ou pelo Facebook (https://www.facebook.com/flncheftable).

Essa noite fechou por 130 dilmas por pessoa, sem bebidas.

Anúncios

4 thoughts on “Chef Table: jantando em casa em grande estilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s