#Firenze Trattoria La Casalinga

Vocês lembram da última participação da Alessandra por aqui? Eis que ela voltou e, como da última vez, com muito bom gosto e deixando todo mundo com vontade de comprar uma passagem amanhã para a Europa. Até que isso não ocorra, vamos nos deliciando com as fotos e seu sempre agradável texto:

Trattoria La CasalingaEu não viajo tanto quanto eu gostaria mas, em geral, tenho uma “regra” de nunca repetir restaurante. Explico: você chega na cidade, têm dezenas de lugares para conhecer, diversas opções de sabores te esperando e vai desperdiçar a chance de sempre provar algo novo? Enfim, nem vale a pena tentar entender minha teoria, mas é assim que funciono. Eis que surge Florença no meu destino e consegue quebrar essa regra não apenas uma, mas duas vezes. Sim, precisei comer mais de uma vez em dois lugares da cidade italiana e um deles foi a Trattoria La Casalinga. Quando estávamos programando a viagem aqui em casa, nos deparamos com a seguinte frase em um guia: “a cozinha é comandada por 4 mamas italianas…”. E pronto! Já havíamos decidido ir até lá. De fato, o restaurante é comandado pela família desde a década de 60 e, embora esteja presente em guias turísticos, o lugar é frequentado por clientes habituais que são cumprimentados à chegada e chamados pelo nome. O ambiente fez com que me sentisse em uma das típicas reuniões da minha família na casa da vó: gente falando alto e rindo, quadros de família pelas paredes, cozinheiros(as) idosos(as) e muita comida. O restaurante abre às 19h e a partir das 18h30 uma fila se estende pela calçada. Tendo mais sorte do que juízo, chegamos lá sem reserva, enfrentamos a fila e conseguimos uma mesa sem dificuldades. Na segunda noite, tivemos que esperar por quase uma hora. Então já deixo a dica: é bom reservar.

Trattoria La CasalingaO cardápio é extenso, com receitas típicas da Toscana e do resto da Itália. Como uma casa de família, você terá pratos simples, mas preparados com esmero. Sem saber o que nos aguardava na primeira noite, pedimos um litro (sim, um litro) de vinho da casa e uma entrada mista, composta de “apenas”: bruschetta con pomodoro, fettunta con fagioli (a de feijão branco), fettunta con olio novo, crostini toscani (com fígado de frango), prosciutto crudo, prosciutto e mozzarella, lardo di colonnata e, ufa, acho que não esqueci nada.

Trattoria La CasalingaTrattoria La CasalingaDepois disso, aprendemos que tudo lá é farto e tentamos ser um pouco mais comedidas (ou não). Nas duas visitas provamos pratos bem tradicionais, intencionalmente. Eis alguns: Spaghetti al pomodoro, spaghetti alla bolognese, insalata caprese e as sobremesas tiramisu, tartufo affogato al caffe e mattonella di gelato al cioccolato e pinoli.

Trattoria La CasalingaTrattoria La CasalingaTrattoria La CasalingaTrattoria La CasalingaTrattoria La CasalingaTodos os pratos são muito saborosos e com um custo baixíssimo. Pagamos cerca de 45 euros pela primeira conta (entrada mista, 2 massas, 2 sobremesas, 1 litro de vinho, água e expresso). Depois de tudo isso, voltamos (rolando) pro hotel e tristes por não ter mais um dia em Florença para retornar à Casalinga…

Trattoria La Casalinga

Via dei Michelozzi, 9r, 50125 Firenze, Itália.
Horário de funcionamento: Seg à Sáb 12:00 – 14:30 / 19:00 – 22:00

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s