Enoteca Osigo: culinária italiana contemporânea

osigo 05

Falar de culinária italiana, principalmente para essas bandas de cá, com intensa colonização europeia, principalmente vinda da Itália, é fazer referência à macarronada da mamma, a pizza da nonna, as conversas animadas ao redor de uma mesa decorada com toalhas quadriculadas e muita, mas muita, gesticulação. Minha ascendência que o diga. Catina é o grande sinônimo dos restaurantes especializados nesse tipo de comida. Mas a Itália não se resume a isso e há muito a culinária italiana ganhou contornos muito mais atuais e com influências de outros países.

osigo 09

Foi pensando nessa que o Chef Ricardo Almeida se inspirou quando criou o cardápio da Enoteca Osigo, nome, aliás, em homenagem à região em que viveram seus antepassados. Cardápio contemporâneo, sem perder o sabor e a tradição da cozinha italiana, bem como variado, focando-se bastante nas carnes, comumente esquecidas por aqui quando se fala em gastronomia do gênero, sempre associada a massas.

osigo 09osigo 07

O restaurante, que pode passar despercebido, já que passaria facilmente por uma casa na Rua São Jorge, é elegantemente decorado e perfeitamente climatizado, com funcionários atenciosos e evidentemente treinados, sem demora ou erro nos pedidos.

osigo 08

Mesa de antepastos

Inovando nas entradas, apresenta uma mesa de antepastos (9,9 dilmas) bastante atrativa e muito bem posta, que apenas foi recusada no dia porque eu pretendia provar a sobremesa e não queria arriscar não conseguir.

osigo 04

Agnello al forno con risotto di Albicocca

Confit D'Anatra

Confit D’Anatra

Quando os pratos chegaram, não ter pedido entrada confirmou-se uma ótima ideia. Muito bem servidos, quase não deixaram espaço para a sobremesa.

Os pedidos foram certeiros: Agnello al forno con risotto di Albicocca (67 dilmas)cordeiro assado em forno lentamente, servido no próprio molho, acompanha arroz italiano com damasco, amêndoas e gorgonzola – e Confit D’Anatra (69 dilmas) – confit de pato servido com risoto de queijo e presunto de parma. Ambos maravilhosamente preparados e muito saborosos.

Semifreddo di Turrón Nougat

Semifreddo di Turrón Nougat

Crème Caramelo "Nonna Maria"

Crème Caramelo “Nonna Maria”

As sobremesas, que pareciam simples, também surpreenderam: Semifreddo di Turrón Nougat (18 dilmas) – Semifreddo de torrone – e Crème Caramelo “Nonna Maria” (18 dilmas) – Pudim de leite condensado. O pudim estava do jeito como eu gosto, doce na medida certa e um pouco mais consistente que o normal. Já o semifreddo de torrone era uma versão melhorada do doce original.

osigo 01

Embora a casa tenha uma carta de vinho bastante variada e de muita qualidade, a lei seca não permitiu beber álcool naquele dia.

Por cerca de 100 dilmas por pessoa, incluindo bebidas não alcoólicas, é possível ter um jantar maravilhoso e muito bem servido, valendo cada centavo do preço.

.

Enoteca Osigo

Rua São Jorge, 135, Centro, Florianópolis/SC
Aberto de segunda à sábado, a partir das 20h.
Telefone: (48) 3025.1127 e 9104.1677
Aceita cartões
Anúncios

2 thoughts on “Enoteca Osigo: culinária italiana contemporânea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s