#Gastromalucos Second Floor: boa gastronomia para verões especiais

Second Floor

Quando cheguei em Florianópolis, no início de 2000, para cursar a Univerdade, o lazer era praticado de ônibus e com a grana contada. As visitas a Jurerê Internacional eram para vislumbrar a exuberância das casas e atestar meu grau de pobreza da época. Afinal, já se tratava de bairro de moradia e frequentado por pessoas de maior capacidade econômica. Nesses 13 anos, minha condição econômica melhorou um pouco, mas a sensação de que aquele local não me pertencia se mantinha presente. Na última segunda-feira, contudo, joguei o preconceito para longe e fui conhecer o tão famoso Second Floor, agora sob comando do Chef Luiz Antonio Viana. Certa de que preço mais elevado não é sinônimo de qualidade, cheguei sem pretensões ao jantar especial oferecido pela casa. A surpresa que me esperava foi o melhor ingrediente que poderiam ter me servido.

Second Floor

O restaurante, situado no Spazzio Jurerê Internacional, possui uma decoração linda e aconchegante – nada daquelas cadeiras que tornam insuportável estar sentado poucos minutos após iniciado o jantar -, com diversos ambientes e uma varanda convidativa. A partir de um determinado horário, as luzes mudam e o local passa a ser embalado por Djs. Aberto apenas no verão e em datas especiais – como o festival Winter Play, em junho -, oferece o que há de melhor na culinária contemporânea, sendo que, no dia, o menu era especial, com o intuito de apresentar a qualidade da casa e o trabalho do Chef Viana.

Second Floor

pão baguete, grissinis, torradas tradicionais, torradas bianco, pasta de foie gras, pasta de alho confitado, ragu de tomate com alcaparras, beringela com aliche, manteiga com ervas e vinho branco e jamon serrano fiambre

Se no último encontro dos #gastromalucos o Bistrô D’acampora e o Chef Betinho nos disseram que com gastronomia não se brinca, o Second Floor e o Chef Viana resolveram ratificar essa ideia e mostrar que não ficariam atrás em qualidade, originalidade e, porque não, quantidade. Os 10 (dez) serviços – sim, estou ficando craque em arrumar espaço no estômago para tanta comilança – que nos foram apresentados resumiram perfeitamente a competência da equipe e a qualidade do cardápio da casa. Mal chegamos e uma mesa muito bem posta nos aguardava com o couvert, consistente em: pão baguete, grissinis, torradas tradicionais, torradas bianco, pasta de foie gras, pasta de alho confitado, ragu de tomate com alcaparras, beringela com aliche, manteiga com ervas e vinho branco e jamon serrano fiambre. Todos os pães e patês produzidos no local e muito saborosos, sendo um perigo para os desavisados dos inúmeros pratos que ainda seriam servidos.

Second Floor

seleção de mini brotos e ervas com haddock defumado e bata doce, creme de queijo coalho e xarope de especiarias

O primeiro prato já chegou mostrando que a noite seria de suspiros: seleção de mini brotos e ervas com haddock defumado e bata doce, creme de queijo coalho e xarope de especiarias. Conjunto sensacional de sabores e consistências.

Second Floor

salada de presunto de parma com figo e molho de romã com flor de sal

Juntamente com o prato anterior, a segunda salada completava o gli antipasti. Nesta, meu queridinho figo fez bonito novamente: salada de presunto de parma com figo e molho de romã com flor de sal. Sensacional.

Second Floor

tortelonni tricolor com lagosta e foie gras em crema de tartufo bianchetto

Abrindo os pratos il primi, a sempre fabulosa massa da Andréia – utilizada por inúmeros restaurantes de qualidade em Florianópolis -, com a seguinte preparação pelo Chef: tortelonni tricolor com lagosta e foie gras em crema de tartufo bianchetto. Para acompanhar, caqui chocolate confitado. A mistura que, a priori, pareceu bastante estranha, se mostrou uma ótima combinação.

second floor

Chef Viana e sua equipe montando os pratos; risoto de salmão frito e aspargos frescos

O segundo e último prato il primi consistia em um risoto de salmão frito e aspargos frescos. Simples, mas muito saboroso. O salmão estava tão crocante que houve quem o confundiu com bacon (como?). E bacon, como todos sabem, é sempre garantia de um prato delicioso.

Second Floor

lombo de cordeiro em crosta de pistache e shitake grelhado com velouté de carne e hortelã

O primeiro prato carni era um lombo de cordeiro em crosta de pistache e shitake grelhado com velouté de carne e hortelã. Falou em pistache e shitake, não tem como ser ruim.

Second Floor

mini medalhão de filet mignon com batata mista, espuma de roti e tempurá de sálvia

O outro prato carni era um fabuloso mini medalhão de filet mignon com batata mista, espuma de roti e tempurá de sálvia. Como disse a querida Syo, só faltava uma borboleta sair daquele casulo para fechar com chave de ouro a apresentação. O tempurá de sálvia estava magnificamente crocante e combinava perfeitamente com a maciez do mignon.

Second Floor

camarão pitu e seu bisque com azeite trufado

Chegamos à sessão pesci e eu não acreditava que ainda havia espaço para mais comida. Mas sempre se arruma, principalmente em se tratando de camarão pitu e seu bisque com azeite trufado. O prato ainda contava com vieira e sua ova.

Second Floor

lombo de atum em crosta de arroz arbóreo com legumes e creme de alho poró com trufas negras

Encerrando em grande estilo os pratos salgados da noite: lombo de atum em crosta de arroz arbóreo com legumes e creme de alho poró com trufas negras. Eu poderia dizer qualquer coisa, mas não iria adivinhar que a crosta do peixe era feita de arroz arbóreo.

Second Floor

tiramisu em creme de café espresso e tartare de banana, coco queimado e creme de baunilha

A máxima de que sempre há espaço para a sobremesa teve que ser respeitada diante das duas delícias colocadas na minha frente: tiramisu em creme de café espresso e tartare de banana, coco queimado e creme de baunilha.

Second Floor

Foi, com toda certeza, mais um jantar especialíssimo de reunião dos #gastromalucos, misturando as melhores companhias com comida de altíssima qualidade. Infelizmente, para a tristeza dos que leem este post, conhecer o local terá que ser postergado até junho ou o próximo verão, assim como o menu especial dessa noite não está incluso no cardápio, ao menos enquanto conjunto. Vale a pena, contudo, colocar na agenda uma visita futura.

Para ter uma noção dos valores dos pratos, o menu especial sairia por cerca de 300 dilmas se incluso no cardápio.

.

Second Floor

Avenida dos Búzios, 1800, Jurerê Internacional, Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3282-1533 e 3282-1995
Aceita cartões
Aberto no verão e datas especiais
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s