Maratona Cultural 2013

Maratona Cultural 2013

Nem só de comida nos alimentamos. É necessário mais, muito mais. E a cultura – no sentido stricto e popular do termo – é um desses ingredientes que enriquecem e tornam possível nossa completude. Apesar do preconceito arraigada ao termo, com os paladinos defendendo que cultura é isso ou aquilo – e o isso e o aquilo são sempre questões relacionadas à estrato social, já que o popular não seria digno de ser assim definido -, ainda é possível encontrar momentos em que o sapato de verniz e o chinelo havaianas compartilham o mesmo espaço e gosto, seja no ensaio de uma escola de samba em algum bairro pobre, seja no concerto com crianças de baixa renda em galerias requintadas. Detalhe, apesar do dedinho em riste de muitos, apontando o primeiro como ruim (para não dizer coisa pior) e o segundo como cult, ambos são culturais e merecem respeito. Um mínimo de conhecimento sobre o termo se faz necessário antes de qualquer julgamento. Se você aprecia ou não, é questão particular, mas que nada interfere em sua qualidade e relevância.

Por isso a importância da Maratona Cultural, que ocorre este ano de 22 a 24 de março, com atrações musicais, teatro, exposições e dança. Ainda se trata de evento muito menor (em tamanho) que a Virada Cultural (SP), respeitadas suas proporções, já que essa também insere atrações outras, como a culinária, e torna o caldeirão fervilhante ainda mais completo. Mas é a oportunidade de pararmos de reclamar que Florianópolis nunca tem nada de bom e ir valorizar a produção local, deixando em casa, por favor, o ranço de que apenas o de fora é bom.

Precisa melhorar? Provavelmente. Mas sem o incentivo e apoio da população isso não será possível.

.

Maratona Cultural 2013

22 a 24 de Março

Harmônica Arte e Entretenimento

Endereço: Av. Afonso Delambert Neto, 927 Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC

Fones: (48) 3204 – 9226 / (48) 3204 – 9227

E-mail: contato@maratonacultural.com

Twitter: @HarmonicaArte

Anúncios

2 thoughts on “Maratona Cultural 2013

  1. Michele,

    O tamanho da Virada Cultural em São Paulo tem sido um problema. Há muitos relatos de violência. Por isso Florianópolis só tem a ganhar com uma Maratona Cultural mais restrita e organizada. Acho que será ótima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s