Villa Francioni e Wine Station

Villa Francioni

Quando meus tataravós chegaram ao porto de Santos, vindos de navio diretamente da Itália, a situação econômica da família não era das melhores. Integrando a grande maioria (senão exclusividade) de colonos, chegaram no mundo novo cheios de expectativas e com intuito de fazerem suas vidas por aqui. Enquanto alguns de seus filhos optaram por permanecer por aquelas bandas – e tornou esses meus parentes completos desconhecidos até hoje -, outros tantos optaram pelo sul do país, procurando condições e clima mais silimares aos que tinham na Itália, caso de meus bisavós. Meu avó já nasceu em terras brasileiras, mas jamais abandonou os ensinamentos dos ascendentes de terras d’além mar: uma taça de vinho por dia. Tentou passar tal aprendizado aos filhos, sem muito sucesso, o que tornou ainda mais difícil que a rotina chegasse até mim. Talvez, fosse já difundido o sistema inteligente de servir vinhos, as coisas teriam sido bem diferentes. Nunca é tarde, contudo, para pôr em prática conhecimento tão salutar.

Villa Francioni

Já conhecia a qualidade dos vinhos da Villa Francioni – vinícola catarinense com diversos prêmios, cujo idealizar foi buscar nas mais variadas (e melhores) vinícolas italianas a receita do sucesso – e tenho certeza que meus ascendentes, se pudessem ter acesso a essas preciosidades quando desembarcaram em terras tupiniquins, teriam se sentido mais em casa ainda. Por isso, quando convidada pelo amigo Daniel para uma degustação, foi impossível recusar. Grata a surpresa quando descobri que haveria, também, a apresentação do Wine Station. Este, consiste em uma máquina que conserva o vinho (aberto) por até 60 (sessenta) dias, sem perder suas características. Mantém a temperatura desejada e, a melhor parte, serve porções milimétricas da bebida, inclusive aquela taça fabulosa conhecida por fazer bem à saúde.

Villa Francioni e Wine Station

Com capacidade para 4 (quatro) garrafas, vários sistemas podem ser programados, desde auto-atendimento – como o que se encontra no Imperatriz Gourmet -, serviço por garçom ou uma fantástica versão para residências, com duas temperaturas simultâneas (vinhos e brancos gelados juntos, mas com temperaturas distintas). Há controle, também, do montante servido, sendo nessa degustação programada a máquina para 25 ml, 50 ml e 100 ml. Garante-se, portanto, que seja servida exatamente uma taça, sem igual, como manda o figurino, muito embora, com uma máquina assim em casa e quatro garrafas distintas alojadas, difícil será manter essa limitação de consumo.

Villa Francioni

No evento, como o intuito era degustar e não se embebedar em pleno dia útil, fiquei nos 25 ml de cada uma das iguarias da Villa Francioni: Cabernet Sauvignon (2008), Rose (2011), Sauvignon Blanc (2011) e Chardonay (2012).

Villa Francioni

O Rose, eleito o melhor do Brasil, ficou ainda mais famoso após a cantora Madonna tê-lo provado em sua última vinda ao Brasil. Corre o boato que Jesus Luz o provou em uma passagem por Florianópolis e, relatando para a diva sua qualidade, foi o eleito quando jantando no Fasano. A garrafa desse Rose foi criada por um perfumista europeu: simples e elegante. E, embora não negue a qualidade superior desse vinho, morri de amores mesmo foi pelo Cabernet Sauvignon da linha Aparados. Como meus conhecimentos de vinho se limitam a dizer se é bom ou ruim, digo que todos compartilham o primeiro adjetivo – e por isso a vinícola está cada dia ganhando mais mercado e admiradores -, mas esse último simplesmente sensacional.

Villa Francioni

Grande parte dos rótulos pode ser encontrado no Imperatriz Gourmet, estando a linha Aparados – mais popular – entre 20 e 30 dilmas. Fiquei deveras feliz por ter me encantado pelo item mais barato. Meu bolso agradece.

Não poderia deixar de destacar, por fim, que a degustação ocorreu na Cantina Sangiovese, conhecida por ter uma das melhores e a mais variada adega de Florianópolis, na qual você também poderá encontrar a linha completa de vinhos Villa Francioni.

Importante: a Wine Station pode ser alugada, também, para eventos ou para residências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s