Dobradinha: Calota Lanches e La Neveria

Calota 03

Não se vive só de comida saudável, de arroz com feijão ou culinária gourmet. Faz-se necessário o dia de pé na jaca, de comer as porcarias que mamãe não aprovaria. Claro, ao se referir a mamãe estou falando da sua, pois a minha não entra nessa categoria. Essa, aliás, a razão para o Xis ser uma de minhas comfort foods. Toda vez que meu pai viajava e ficávamos em casa apenas eu, minha mãe e meu irmão, era dia de pedir lanches ou fazê-los em casa. E antes que massacrem minha progenitora por permitir tais excessos aos filhos – com bastante frequência até -, seria de bom tom reconhecer que o Xis, por exemplo, reúne carboidratos, proteínas e saladas em medidas capazes de o fazer passar por uma boa refeição. Claro que, para tanto, necessário que contenha produtos de qualidade, de boa procedência e sem excesso de gordura. Por isso, quando conheci o Calota Lanches, logo pensei: mamãe ficará orgulhosa de mim.

Calota 02

O Calota não apenas é um lanche no estilo gaúcho, como seus proprietários são provenientes daquele estado.  O casal (ela no atendimento, ele na chapa) trouxe para a ilha o melhor do legítimo Xis do Rio Grande do Sul: prensado, bem recheado e sempre com ovo frito entre seus ingredientes. E, como não poderia deixar de ser: grande, muito grande. A versão “pequena”, que foi a pedida por mim e pelos que me acompanhavam, mede 17 cm de diâmetro, enquanto a versão “Oh! Vou morrer comendo” possui exagerados 32 cm. Para melhor visualização, saibam que o cardápio (acima) possui o tamanho do Xis maior.

Calota 06

Não era minha primeira vez na casa – lá também estive no dia do review do amigo Daniel -, já tendo provado algumas opções, como coração com bacon (sensacional). Mas mudar é preciso e nesse dia a escolha ficou com o frango com bacon (sempre o bacon), com salada e, o ingrediente costante, ovo frito. Os pedaços de frango são cortados em tamanhos perfeitos (nem pequenos, nem grandes) e o bacon é suave, sem roubar o gosto dos demais integrantes ou deixar o lanche muito gorduroso. E o molho? Maionese verde, separada.

Calota 05

Em outra oportunidade experiementei a porção de polenta frita com queijo ralado por cima (recomendo). Confesso, contudo, um certo medo nas opções de Xis Doces. Considerando, porém, a qualidade dos salgados, a aventura é valida.

O valor dos lanches (17 cm) é em média 16 dilmas, enquanto a versão de 32 cm ultrapassa as 50 dilmas. Há de se considerar, entretanto, que é um lanche recomendado para 4 pessoas.

IMG_6260

Se o jantar foi lanche e por isso a culpa surgiu logo após encerrar a orgia gastronômica, vá de fruta como sobremesa. (Con)gelada, claro, porque o calor assim exige nesta ilha que mais parece uma filial do inferno nos últimos dias. E nada mais providencial do que uma casa de picolés praticamente ao lado da lancheria.

La Neveria 07

Chamados de paletas no México, esse picolés são naturais e de produção artesanal. A idéia é que não tenham conservantes e não passem por processos de industrialização. Os pedaços de frutas podem ser sentidos e vistos com facilidade. E para deixar tudo ainda melhor, opções recheadas com brigadeiro mole, doce de leite ou leite condensado. São também de proporções maiores do que as que estamos acostumados por aqui e não derretem com a mesma rapidez, tanto que a primeira impressão é de que são duros.

La Neveria 06

Provei o de morango com leite condensado (acima), chocolate com brigadeiro, torta de limão e kiwi. Todos simplesmente sensacionais. E o preço, mesmo parecendo salgado em um primeiro momento – 6 dilmas -, é mais do que merecido, principalmente considerando o tamanho da iguaria e o fato de ser praticamente apenas fruta em sua composição. É possível, ainda, colocar calda de chocolate em todos os picolés (daquelas que ficam durinhas)a qual você ganha se der check in no Facebook.

La Neveria 14

Claro que você não precisa ir comer no Calota para depois saborear os picolés mexicanos do La Neveria. Mas considerando que o destino os colocou praticamente lado a lado, porque recusar essa facilidade?

.

Calota Lanches

Afonso Delambert Neto, 430 – Lagoa da Conceição – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 4009-2423 (com tele-entrega para toda Florianópolis).

Aberto de terça à quinta das 18 às 2h; sexta e sábado das 18h às 5h; domingo das 18h às 2h.

Aceita cartões e possui estacionamento.

.

La Neveria

Rua Nossa Senhora da Conceição, 30 – Lagoa da Conceição – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 8806-2015.

Aberto todos os dias das 12h às 24h.

Aceita cartões.

Anúncios

3 thoughts on “Dobradinha: Calota Lanches e La Neveria

  1. Oi, por acaso você tem conhecimento se o “La Neveria” ainda está abrindo? Já passei por lá mais de 4 vezes e está sempre fechado (sempre no período da tarde e noite). Liguei neste telefone e me falaram que não é do estabelecimento.

    Se souberes alguma informação, agradeço.

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s