Cantina Sangiovese: para aniversários absurdamente especiais

Sei que não me canso de dizer o quanto adoro aniversários – o meu, particularmente -, muito embora vocês já devam estar cansados disso – de eu falar, não de aniversários. Mas felizmente o mês de janeiro já se foi, assim como as semanas sabáticas, que antecedem e precedem essa data tão especial, e este deve ser o último post do ano sobre o tema. Último e, por isso, particularmente importante, já que se trata de analisar o restaurante eleito para comemorar o grande dia. A dica foi da amiga Renata, que se encantou quando lá esteve pela primeira vez. Mas minha atenção com o lugar redobrou após a premiação da Veja Comer e Beber 2012/2013.

Pois bem, a escolha não poderia ter sido melhor e o encantamento, não apenas com a data, foi tamanho que nem pensei em fotografar. Por sorte o querido Daniel fez a gentileza de me emprestar as fotografias que coroam seu post sobre nossa mesma visita à casa.

Antes mesmo de entrar no restaurante a beleza da fachada e o cuidado com o jardim já apontavam o que nos aguardava na parte interna. Ainda que Helton Costa tenha ganho, por dois anos consecutivos, o prêmio de melhor Chef pela Veja, por certo que não o alcançou por seu trabalho individualmente (na cozinha). Se o local não cuidasse dos mínimos detalhes, se sua equipe não fosse bem formada e o atendimento de qualidade, provável que nada disso seria possível. Afinal, ninguém atinge o sucesso sozinho. E isso não é demérito para ninguém. Pelo contrário, pois demonstra que o profissional enxerga de forma global seu trabalho.

A variedade do cardápio foi a responsável por nos tomar mais de 15 minutos na escolha dos pratos. A leitura da descrição de cada prato tornava a decisão cada vez mais difícil. O que, a priori, seriam dois pratos – estávamos em quatro pessoas e cada um serve muito bem duas pessoas -, acabou se transformando em três (dois meios e um inteiro), ante a ânsia de provar coisas diversas.

Por certo que sorte nada tem a ver com o fato de todos os pratos eleitos estarem maravilhosos e terem arrancados ininterruptos elogios de todos da mesa, assim como onomatopeias.

A entrada (bruschetta de salmão) já prenunciava o que nos esperava.

Como boa cantina que é, aventuraram-se os amigos nas massas. A primeira – raviolone recheado com gorgonzola e pêra, regado na manteiga de amêndoas e rapas de limão siciliano -, em quantidade absurdamente generosa, tinha queijo na quantidade perfeita, garantindo que não roubasse o sabor dos demais ingredientes. Adoro gorgonzola, mas devo reconhecer que um leve excesso dessa iguaria já é capaz de neutralizar todos os demais sabores constantes no prato. No caso, cada mordida apresentava um novo ingrediente, misturando o leve doce da pêra com o salgado e cítrico do queijo e do limão. Já as amêndoas garantiram uma crocância em oposição à maciez da massa.

A segunda massa – fettuccine de manjericão salteado com tomates frescos e siri mole – nos apresentou um ingrediente tão conhecido em sua versão desfiada, mas por aqui pouco explorado quando se encontra na época de troca de sua casca (por isso siri mole). O molho de tomates simples e sem nenhuma acidez foi a combinação perfeita, garantindo que o sabor desse crustáceo fosse sentido com delicadeza.

Por fim, o meu prato: ossobuco com polenta e queijo. Apesar de parecer um prato simples e “não digno” de uma data tão importante, preciso deixar claro que foi eleito o melhor da noite por todos os presentes, mesmo concorrendo com iguarias tão fantásticas como as descritas acima. A aparente simplicidade do prato escondia sabores complexos. Só provando para entender.

Todo esse exagero de comida foi acompanhado de um saborosíssimo vinho branco, que eu só sei dizer, como péssima entendedora que sou, que estava ótimo. Aliás, a casa possui uma das mais variadas adegas da região, sendo a maior carta de vinhos orgânicos.

Como o dia era deveras especial, mesmo com o pandulho cheio atacamos a sobremesa. E que sobremesa. Arrependimento zero por ter saído de lá quase rolando: sopa de morango com sorvete de baunilha. Os pedaços enormes de morango cozido deixavam cada colherada ainda mais sensacional.

Ainda fomos coroados com espumante logo na chegada e um delicioso vinho de sobremesa para acompanhar a respectiva. Como promoção da casa para os aniversários, a sobremesa e a taça de espumante são cortesias. Mas como o Helton é uma pessoa deveras especial e quis tornar minha comemoração ainda mais esplêndida – se é que era possível -, todo o jantar foi oferecido como presente. Sem desmerecer os demais que ganhei este ano, este ficará na memória e na listinha top 10.

Se tivesse pago por todo esse exagero, algo em torno de 100 dilmas seria desembolsado, incluindo aí as bebidas (minha parte). Pareceu muito? Claro que não, até porque ainda trouxemos comida para casa, visto o tamanho das porções.

Só tenho a agradecer aos amigos pela noite especialíssima – e aí incluo toda a equipe da Cantina Sangiovese -, regada aos mais variados presentes, como risadas, histórias e atenção dedicada.

.

Cantina Sangiovese

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 496 – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis/SC

Fone: (48) 3371-1200

Aberto de terça à sábado, das 19h às 00h30. Sábado e Domingo das 12h às 16h30

Possui estacionamento e aceita cartões

.

PS: não custa reiterar, fotos de Daniel Becher,

Anúncios

3 thoughts on “Cantina Sangiovese: para aniversários absurdamente especiais

  1. Pingback: Villa Francioni e Wine Station | Não vá se perder por aí

  2. Pingback: Premiação Veja Comer e Beber Santa Catarina 2012/2013 | Não vá se perder por aí

  3. Pingback: Sangiovese Forneria: nova pizzaria em Santo Antônio de Lisboa | Não vá se perder por aí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s