#Restaurante Vila Terceira

Foto extraída do site do Restaurante

O Restaurante Vila Terceira, situado no Ribeirão da Ilha e comandado pelo Chef Daniel Wegner Silva, está, com toda certeza, entre os melhores lugares daquele bairro para se fazer uma boa refeição. Casa especializada em frutos do mar, também traz opções de carne para os que não gostam (?) ou não podem comer tão maravilhosas iguarias.

O Restaurante, que é relativamente novo – inaugurado em 05 de novembro de 2009 -, recebeu esse nome como forma de homenagear a história da freguesia:

O nome foi escolhido em decorrência de o povoado do Ribeirão da Ilha, por volta de 1800, ter recebido o título de “Vila”, logo após os povoados de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. E portanto, o Ribeirão da Ilha pode também ser chamado de Vila Terceira.

A escolha se deu, ainda, pelo fato de os imigrantes que se estabeleceram no Ribeirão da Ilha terem vindo direto do arquipélago dos Açores, em, Portugal, e dentre as ilhas, especificamente, da Ilha Terceira.

Minhas visitas são sempre dedicadas aos frutos do mar, por isso não posso tecer maiores comentários acerca da carne vermelha ou das massas lá servidas. Mas tomando por base aqueles, por certo que não haverá arrependimento.

Comida típica da região, a ostra é um dos pratos que não pode, jamais, ser esquecido em quaisquer das visitas ao local. Bairro de grande criação desses moluscos, no Vila Terceira você pode prová-la nas seguintes variações: ao bafo, in natura, à milanesa, alho e óleo, com cereja, bêbada, ao vinagrete, gratinada, gratinada com gengibre e empadinha.

A escolhida do dia foi a gratinada com gengibre (25 pilas a dúzia): simplesmente fantástica. O gengibre é suave, mas perceptível, tornando o gratinado ainda mais saboroso e marcante.

Caso você fique na dúvida sobre qual provar, já que tantas as opções, é possível pedir o rodízio de ostras, que consiste em duas unidades de cada um dos estilos acima elencados.

O prato do dia era uma Paella, muito bem servida para 2 pessoas, por 59 pilas. Repleta de frutos do mar (impossível uma garfada sem, pelo menos, 2 pedaços de camarão, lula, mexilhão ou peixe), acabou sendo trazida para casa em uma quentinha, pois o exagero das ostras de entrada e o tamanho do prato não permitiram que o terminássemos no local (praticamente metade sobrou).

O atendimento do local é ótimo – somente garçonetes mulheres (desculpem a redundância) – e bastante familiar, com a Dona Magda (mãe do Chef) e a simpaticíssima Eduarda (namorada do Chef) sempre preocupadas com o bem estar dos clientes.

Para fechar, não deixe de pedir um café, acompanhado pelo charmoso doce de ostra. Uma casa especializada nesse molusco não poderia deixar de levar a iguaria também para sua sobremesa.

Mas não se assustem. Trata-se, na verdade, apenas de um docinho de chocolate branco e doce de leite, que imita a forma de uma pequena ostra com uma pérola dentro.

Assim como muitos Restaurantes no bairro, o Restaurante ainda conta com  uma bela vista para o mar, no segundo andar.

O cardápio completo pode ser visto no site do Restaurante – recomendo o polvo crocante, não experimentado nessa oportunidade e por isso sem fotos.

Restaurante Vila Terceira

Rod. Baldicero Filomeno, 7808, Freguesia do Ribeirão, Florianópolis/SC, Brasil

Terça à Sábado, das 11h30′ às 23h30′

Domingos e Feriados das 11h30′ ás 17h

restaurante@vilaterceira.com.br

+55 (48) 3337-5793

Aceita cartões e não tem wi-fi

Anúncios

3 thoughts on “#Restaurante Vila Terceira

  1. Não posso descordar de nada nesse post…
    Realmente o Restaurante Vila Terceira é um dos melhores da região…
    Pratos bem feitos, com ingredientes de qualidade e fresquinhos, atendimento personalizado e impecável, sem falar na limpeza e higiene do salão, da cozinha e dos funcionários.. E com a vantagem de preços justos e acessíveis.
    E para finalizar, o amor que o chef Daniel Wegner tem pela culinária e pelo seu estabelecimento faz com que ele cuide de seu restaurante e clientes com o máximo de carinho e dedicação.
    EU RECOMENDO….

  2. Pingback: Brasil Sabor 2013 – Santa Catarina | Não vá se perder por aí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s