“Coisas de Maria João”

Quando eu penso que Florianópolis está limitada aos mesmos locais (e problemas) de sempre, tenho boas surpresas. E foi o que ocorreu hoje, ao conhecer o espaço Coisas de Maria João.

Na companhia das queridas Renata e Cátia, deliciei-me nas maravilhas que esse pequeno Café/Espaço Cultural/Brechó oferece àqueles que passeiam por Santo Antônio de Lisboa.

Com decoração em madeira rústica e chita – não apenas no teto, mas também em algumas peças de roupas que são vendidas no Brechó que divide espaço com o Café e um pequeno Atelier -, é um convite para bons papos com os amigos, cerveja de qualidade (como Coruja) – apesar de pouquíssimos rótulos -, café e comidinhas – sem o menor desdém no termo, viu? – que agradam aos mais variados paladares.

A idéia original, de um simples café e, no máximo, um docinho ou um salgado para acompanhar, foi imediatamente substituída por pratos mais elaborados, que poderiam ter sido ainda mais abusados, mas o horário (final de tarde) ainda não o permitia.

A Renata escolheu o Siri Mané – carne de siri, azeite e sal, molho do chef e queijo para gratinar, acompanhado de torradinhas -, por 23 pilas.

A grande qualidade do prato, segundo ela mesma: não levava farinha (comumente utilizada para engrossar o cozido e fingir maior quantidade dessa carne não tão barata.

Apesar de delicioso, esperávamos uma cobertura de queijo gratinada, como sugeria o cardápio. Assemelhava-se mais a um cozido do que algo feito gratinado no forno. A temperatura do prato – talvez influenciada pela pequena sessão de fotos das integrantes da mesa – poderia estar mais elevada, mas o tempero era deveras saboroso e compensava essa falha.

A Cátia foi de Pastel – 12 unidades, camarão ou berbigão ou queijo, tendo optado pelos dois primeiros -, por 14,90 pilas.

Crocantes – com aquelas bolhinhas na medida certa – e com ótimo tempero. Apesar de não tê-los provado, ouvi diversos suspiros das demais integrantes do grupo.

Em minha avaliação unicamente visual, recomendaria um pouco mais de recheio e tamanho, mas a apresentação estava ótima.

Eu, que a priori pensei em comer a versão em camarão do prato escolhido pela Renata, acabei me encantando com a idéia do sanduíche Côsa Linda – combinação de pão com molho cremoso, presunto e queijo gratinado com ovo frito por cima – por 15 pilas.

Claro que o grande chamariz do prato foi o ovo. Sou da teoria de que quase toda refeição fica melhor com um ovo – e bacon, e frita etc. -, principalmente um sanduíche.

Apesar de simples, o sanduíche consegue ser uma saborosíssima combinação, com queijo derretido fazendo fio na medida certa e ovo molinho que escorre, mas não encharca o prato. Quanto ao ovo, confesso que seria de bom grado o garçom perguntar a preferência do cliente, pois sei que alguns não são adeptos da gema molinha. Como não é o meu caso, apenas me deliciei com a combinação.

O Coisas de Maria João fica na Rua Cônego Serpa, 57, Bairro Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis/SC.

Horário de Funcionamento:

ter – qua.: 10h às 21h

qui – sáb: 10h às 23h30′

dom: 10h às 21h

Telefones: (48) 3338-1937 e 9107-4457

Aceita cartões de crédito e tem wi-fi.

.

PS: recomendo, fortemente, que você clique nas fotos para vê-las ampliadas. Nhami!

Anúncios

One thought on ““Coisas de Maria João”

  1. Este sanduíche que a esposa ( Michele Xavier) comeu chama-se “croque madame” típico do café da manhã francês. E tem ainda o croque monssieur que é sem o ovo 🙂 Excelente pedida para um café da manhã ou a tarde! Ele feito com queijo e presunto, coberto com molho branco, gratinado e ovo frito por cima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s