#Animais “Areia” micro sílica para gatos

Foto: Divulgação

Esta é uma dica para as pessoas que, como eu, têm gatos em casa.

Muito embora seja incontroverso que os gatos são animais extremamente limpos, que sequer precisam de banho – ao contrário dos cachorros, que costumam cheirar mal já nos primeiros dias após a visita à petshop -, é cert0 que a caixinha de areia nem sempre conta com essa mesma característica.

Óbvio que não se pode reclamar de um animal que, praticamente, nasce sabendo fazer suas necessidades no lugar correto. Mas não se pode esperar que um caixa repleta de urina acumulada dia-a-dia exale bons odores.

Ocorre que, a areia utilizada pode potencializar ou minorar tais odores, além de facilitar ou dificultar o trabalho de quem as limpa. Lá em casa, cujos gatos parecem ter um prazer descomunal em espalhar areia por todo canto, prefiro as mais claras, pois marcas como pipi cat e limpi cat costumam transformar o chão da minha sacada em um verdadeiro lamaçal, principalmente em dias de chuva (o que é muito comum em se tratando de Florianópolis).

Foi então que descobri a “areia” Micro Sílica, da Chalesco. Muito embora o preço seja praticamente o dobro das demais areias – como todaareia” de sílica -, dura mais, facilita a limpeza (pois não forma verdadeiros rochedos no fundo da caixa), não torna o chão uma festa da rainha do porco e, por incrível que pareça, não deixa cheiro ruim – esta, aliás, a melhor característica para quem mora em apartamento pequeno.

De todas as marcas e modelos que já experimentei, essa, com toda certeza, está no topo da minha preferência, principalmente porque, ao contrário das demais colegas de sílica, é composta por micro grãos, o que, apesar de não parecer, torna todos as questões acima elencadas mais tranquilas.

Se você não encontrar na pet próxima a sua casa, é possível comprar pela internet, até mesmo no Mercado Livre.

PS: não se trata de post patrocinado, até porque este bloguinho nunca teve sequer propostas a tanto. Apenas uma indicação para as mamães e os papais de gatos, que sofrem como eu no quesito areia.
Anúncios

5 thoughts on “#Animais “Areia” micro sílica para gatos

  1. eu comprei mas ando pesquisando e nao sei se vou continuar a usar, pq tem gente que diz que ela causa silicose. Vc sabe me dizer se essa silica é a que causa isso?? veja o post da wikipedia sobre essa doenca – fiquei meio preocupada porque noto mesmo que quando mexo a silica levanta um pozinho com cheiro esquisito…:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Silicose
    A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.
    Provoca, na sua forma aguda, dificuldades respiratórias, febre e cianose. Pode ser confundida como edema pulmonar, pneumonia ou tuberculose.
    Foi identificada pela primeira vez por Ramazzini, em 1705.
    A silicose comumente afeta os mineiros, após anos de inalação da sílica presente no ar dos túneis e galerias. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares furando células e rompendo os lisossomos que derramam suas enzimas que destroem as células, ação conhecida como apoptose e como consequência os alvéolos. A silicose causa dificuldade respiratória e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas, incapacitando o trabalhador.
    A silicose além de ser a mais antiga e mais grave das doenças pulmonares relacionadas é também a mais prevalente à inalação de poeiras minerais. É uma fibrose pulmonar nodular causada pela inalação de poeiras contendo partículas finas de sílica livre cristalina que leva de meses a décadas para se manifestar. Com uma evolução progressiva e irreversível a Silicose é considerada uma doença ocupacional que causa graves transtornos de saúde ao trabalhado e pode provocar incapacidade para o trabalho, aumento dos riscos de tuberculose, invalidez e, com certa freqüência, ter relação com a causa do óbito do paciente. A descrição da doença foi relatada há muitos séculos, no entanto a possibilidade de prevenção só foi cogitada a partir do século XX. A importância da prevenção e do combate à silicose motivou a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a lançarem em 1995, conjuntamente, um programa de erradicação da Silicose. As três formas mais importantes da sílica cristalina, do ponto de vista da saúde ocupacional são o quartzo, a tridimita e a cristobalita. Estas três formas de sílica também são chamadas de sílica livre ou sílica não combinada para distingüí-las dos demais silicatos.
    No Brasil
    No Brasil, a Portaria n.º 99, de 19 de outubro de 2004(Publicada no DOU de 21 de outubro de 2004, Seção 1) proibiu o processo de trabalho de jateamento que utilize areia seca ou úmida como abrasivo, visando evitar que trabalhadores contraissem a Silicose ocasionada por tais aparelhos.

    • Oi,

      O que causa a silicose é a silica que existe dentro das minas. A silica dos gatinhos não possui este tipo de silica, abaixo a descrição dada pela própria chalesco. Acredito que se elas causassem algum risco relacionado a silicose o ministerio a saude já estaria de cima e mais provavelmente nem liberaria sua venda

      Descrição da Chalesco
      Areia de altíssima absorção e durabilidade. Mais fácil de manipular, não machuca a pata do felino e é fácil de limpar. Com os exclusivos cristais indicadores que perdem coloração depois de 30 dias, demonstrando que é tempo de trocá-los. Feitos com matéria-prima natural: areia, oxigênio e água. Sem adição de minerais, químicos ou silicato cristalino, eliminando os riscos para animais e seres humanos.

      A silica é muito mais higienica que as outras areias, e o melhor de tudo acaba completamente com o cheiro do xixi.

  2. Comprei a micro sílica e pra mim foi a melhor até hoje, sem comparação com qualquer outro tipo de areia, ela é melhor em todos os sentidos. A única dificuldade para mim é encontra-la. Na minha cidade só achei em um pet shop que agora esta em falta. Olhei na internet mas o frete está absurdamente caro ( mais do que o custo de uma unidade do produto) comprei um outro tipo de areia mas nem eu e principalmente minha gatinha não gostamos. Continuarei a procurar insistentemente pela micro sílica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s